Home / Destaque / A cada 20 horas, uma criança morre vítima de acidente no Paraná

A cada 20 horas, uma criança morre vítima de acidente no Paraná

Nesta sexta-feira (12) é o Dia das Crianças. E além das comemorações, a data também deve servir para conscientizar sobre os cuidados com as crianças. Segundo informações do Datasus, uma espécie de banco de dados do Ministério da Saúde, a cada 20 horas e 30 minutos, em média, uma criança morre no Paraná vítima de acidentes.

Entre 1996 e 2016 (último ano com dados disponíveis) foram 8.970 óbitos no estado por conta de acidentes, hoje a principal causa de morte de crianças de um a 14 anos. No último ano foram 236 óbitos, o menor número da série histórica – em 1996 e 1997, por exemplo, chegaram a ser registradas 663 e 637 mortes.

A principal causa de morte de crianças no Paraná são os acidentes de trânsito, responsáveis por 44,5% das mortes no estado nesses 21 anos (total de 3.995 óbitos). Em seguida aparecem os casos de sufocação (23%), afogamento (18,2%), arma de fogo (7,1%), queimaduras (3,8%), quedas (3,1%) e intoxicação (0,2%).

Inclusive, dados da Seguradora Líder, administradora do Seguro DPVAT, chamam a atenção para um cenário preocupante sobre acidentes envolvendo os pequenos. No ano passado, foram 3.834 vítimas indenizadas, na faixa etária de 0 a 7 anos, em todo o país. Desse total, 72% passaram a conviver com algum tipo de invalidez permanente (aproximadamente 2,8 mil crianças). Outras 752 indenizações foram pagas para casos fatais. A maior incidência são os atropelamentos, com mais de 2,4 mil vítimas pedestres (63% do total). (Fonte: Bem Paraná)

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.