Home / Destaque / Assembleia aprova projeto de Hussein Bakri que cria Dia do Produtor da Erva-Mate

Assembleia aprova projeto de Hussein Bakri que cria Dia do Produtor da Erva-Mate

Com o voto favorável de todos os deputados, a Assembleia Legislativa aprovou, nesta segunda-feira (13), o projeto de lei que institui o dia 2 de fevereiro no calendário oficial de eventos do Paraná como Dia do Produtor da Erva-Mate.

A homenagem aos produtores rurais do Sul do estado foi proposta pelo deputado Hussein Bakri (PSD), que é Líder do Governo e representante dos municípios da Região na Casa.  “É um gesto simbólico, mas que representa muito. Trata-se de um setor crucial não só para a economia, mas também para a história e a cultura do Paraná”, afirmou o parlamentar.

Na justificativa do projeto, Hussein Bakri afirma que a erva-mate é uma das maiores responsáveis pela construção da identidade histórica do Paraná. Por quase um século, entre 1853 e 1929, o produto respondeu por cerca de 85% da economia estadual.

Além disso, a Região do Vale do Iguaçu, no Sul do estado, é considerada a maior produtora de erva-mate do mundo. “Tendo em vista a relevância social, cultural e importância econômica do produtor de erva-mate no Estado do Paraná, é que se justifica o presente projeto, sendo digno de reconhecimento público por esta Casa de Leis”, diz a proposta.

A escolha pelo dia 2 de fevereiro se dá pelo fato de nesta data, em 1885, ter sido inaugurada a Estrada de Ferro Curitiba-Paranaguá, que permitiu o transporte da erva-mate para exportação.

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.