Home / Cidades / Atuação intensiva da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo promoveu o desenvolvimento socioeconômico de Bituruna

Atuação intensiva da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo promoveu o desenvolvimento socioeconômico de Bituruna

Após alguns anos de poucas ações, em 2018 a Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo apresentou uma atuação intensiva na cidade de Bituruna. A nomeação de uma responsável pela pasta e a criação do Centro do Cidadão e do Empreendedor completaram um ano em setembro. Estas duas ações foram fundamentais para promover o desenvolvimento socioeconômico de Bituruna.

No Centro do Cidadão e do Empreendedor a comunidade encontra o atendimento da secretaria, da Sala do Empreendedor, da Agência do Trabalhador e da Junta Militar. No último ano foram emitidos 1.308 documentos como RG e Carteira de Trabalho, realizado o cadastro de 2.518 pessoas na intermediação de mão de obra, e liberado R$ 700 mil a menos em seguro desemprego comprado com 2017.

“O grande atendimento ao cidadão se refletiu positivamente nos dados do Caged [Cadastro Geral de Empregados e Desempregados]. Em 2018 a geração de empregos foi 44% maior em comparação ao ano anterior”, comemora a secretária de Indústria e Comércio, Raquel Dalmas.

Os empreendedores também receberam uma atenção especial. Em 2018 foram atendidos 1.523 MEIs (Microempreendedores Individuais). Realizados 295 orientações, 161 declarações gratuitas do Simples Nacional, e 11 eventos entre cursos, palestras, oficinas e seminários.

Outra frente de trabalho da secretaria é o turismo. O grande destaque do último ano foi a 1ª Festa da Erva Mate, mas Bituruna contou ainda com eventos como corridas, cicloturismo e caminhada na natureza em que a Administração Pública atuou como parceira e que ajudaram a fomentar o setor.

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.