Home / Cidades / Bituruna desenvolve Sistema de Avaliação Educacional e apresenta primeiros resultados

Bituruna desenvolve Sistema de Avaliação Educacional e apresenta primeiros resultados

A Prefeitura de Bituruna desenvolveu há um ano uma ferramenta para medir o índice de desempenho escolar em português e matemática dos alunos do ensino fundamental na rede municipal de ensino. Criado pela Secretaria de Educação e Cultura, baseado no Plano Municipal de Educação, o SAEB (Sistema de Avaliação Educacional de Bituruna) foi aplicado em 2017 e 2018 em 60 turmas do 1º ao 5º ano de 8 escolas. Nesta semana foi divulgado os primeiros resultados comparativos.

Os índices auxiliarão diretores, coordenadores pedagógicos e professores a detectar quais áreas os alunos apresentam maior dificuldade e quais as turmas que precisam receber mais atenção. O primeiro comparativo apresentou um índice geral de 70% de acertos em português e de 75% em matemática, evidenciando que 2017 para 2018 a melhora foi de 4,2% na disciplina de português e 7,6% em matemática, num universo de 1500 alunos.

“O SAEB possibilita que saibamos onde precisam ser aplicadas novas estratégias para melhoria do aprendizado e também detectar, a longo prazo, se aspectos sociais estão influenciando no desenvolvimento educacional, para realizar melhorias nas estruturas e ações junto à comunidade”, explica a secretária de Educação e Cultura, Niucelene Isoton.

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.