Home / Cidades / Biturunenses podem adquirir adubo orgânico feito com resíduos produzidos no município

Biturunenses podem adquirir adubo orgânico feito com resíduos produzidos no município

São produzidas em Bituruna 96 toneladas de lixo seco e úmido todos os meses. Como forma de reduzir o impacto ambiental causado por este descarte a Associação de Catadores de Recicláveis São João trabalha diariamente na UTC Reciclinho (Unidade de Triagem e Compostagem). Lá é realizada a separação do lixo reciclável e é produzido o adubo orgânico com parte do lixo úmido. A população pode adquirir esse composto por R$ 0,70 o quilo, no Recicilinho.

O material é comercializado pela associação e pode ser utilizado em árvores frutíferas, flores, grama e reflorestamento. Além de ajudar no ciclo da sustentabilidade, a população ainda adquire um produto com menos da metade do valor de mercado. O adubo comercial custa cerca de R$ 2,00 o quilo.

“A produção deste composto é fundamental para aumentar a vida útil do aterro sanitário, pois, produzindo o adubo, diminuímos a quantidade de lixo aterrado”, explicou o diretor de Meio Ambiente, da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Fábio Cró.

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.