Home / Destaque / Cada paranaense consome 344 kg de comida por ano

Cada paranaense consome 344 kg de comida por ano

A cada ano, uma média de 344,2 quilos de alimentos são consumidos por cada um dos paranaenses. É o que revelam dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que constam no suplemento Pesquisa de Orçamentos Familiares, pesquisa mais completa no país a tratar do assunto e que traz dados detalhados sobre a aquisição alimentar domiciar per capita anual.

Dentre os alimentos mais comuns de se encontrar na mesa e na geladeira dos paranaenses, o principal destaque vai para os laticínios. Por ano, os paranaenses consomem 56,8 quilos desse tipo de alimento, em média, com especial destaque para o leite de vaca pasteurizado (36,4 quilos consumidos anualmente), o leite de vaca fresco (11,8 kg) e o iogurte (2,5 kg).

Em seguida aparecem as bebidas e infusões (50,6 quilos). As bebidas não alcoólicas dominam (37,1 kg), com o refrigerante de cola liderando absoluto como a bebida mais consumida (15,6 kg por ano). Entre as bebidas alcoólicas (8,6 kg consumidos por ano), a cerveja é o destaque (7,3 kg). Água mineral (5,9), refrigerante de guaraná (4,9) e cafés (3,031) aparecem na sequência.

Se as bebidas são ingeridas com mais frequência e em maior quantidade pela população, entre as comidas sólidas são os cereais e leguminosas os mais consumidos, com 35,2 quilos, graças ao arroz (24,6 kg) e ao feijão (7,4 kg). As frutas aparecem na quarta posição (34,2 quilos), com as frutas de clima tropical (como banana, laranja, melancia, abacaxi e mamão) sendo as preferidas dos paranaenses que consomem, em média, 34,2 quilos desses alimentos (28,3 apenas de frutas de clima tropical).

Fechando a lista, temos as carnes, com uma média de consumo anual de 33,1 quilos. Linguiça (2,9 kg), costela (1,8 kg), porco eviscerado (1,6 kg) e mortadela (1,5 kg) são os mais consumidos; e as hortaliças (31,8 kg), com especial destaque para as hortaliças tuberosas (14,4 kg), como a batata, a mandioca e a beterraba, e as hortaliças frutosas (13,1 kg), casos do tomate, da cebola e do chuchu.

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.