Home / Cidades / Conferência dos Direitos da Pessoa Idosa tem grande participação da Melhor Idade em Bituruna

Conferência dos Direitos da Pessoa Idosa tem grande participação da Melhor Idade em Bituruna

O Centro de Convivência do Idoso sediou na última semana seu primeiro evento oficial. A 5ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa reuniu dezenas de pessoas para debater sobre “Os desafios de envelhecer no Século XXI e o papel das políticas públicas”. Entre os temas abordados estavam os direitos fundamentais e efetivação das políticas públicas nas áreas da saúde; assistência social e previdência; moradia e transporte; cultura, esporte e lazer; emancipação humana; e enfrentamento da violação dos direitos humanos.

De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde, Bituruna possui mais de 1.850 idosos. A secretária de Desenvolvimento Social e Comunitário, Adriana Nhoatto, destaca que destes, cerca de 600 idosos são atendidos pelas atividades do Serviço de Convivência de Fortalecimento de Vínculos. “Nosso desafio é levar políticas públicas para cada vez mais pessoas e que daqui saiam ótimas propostas em nível municipal e estadual para melhoria de vida de todos”. O evento foi promovido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, e a presidente do Conselho, Gisele Cusin, declarou a conferência aberta e desejou a todos uma boa tarde de trabalho.

Os alunos Coral Renascer que participam do Centro de Atendimento da Criança e do Adolescente – Clube do Abelhinha fizeram uma apresentação cultural durante a solenidade. A palestra da tarde foi ministrada pelo professor Antônio Sergio Curioni, que parabenizou a grande participação da melhor idade no evento. “Esta é a primeira conferência que eu participo numa sede feita para os idosos. Vejo que já há uma preocupação com a melhor idade de hoje, mas é importante que as novas gerações também sejam mais participativas na elaboração de novas políticas, pois são delas que eles vão usufruir no futuro”, destacou.

Presenças: Participaram do evento o chefe do escritório regional da Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho, André Luiz Aleixo, a presidente da Associação da Terceira Idade, Hilda Camana Padilha, a secretária de Indústria e Comércio, Raquel Dalmas, o vereador João Padilha, a presidente do Conselho de Saúde, Cecília Leonardi, servidores públicos, conselheiros tutelares e comunidade.

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.