Home / Cidades / Depois de pressão popular, Secretário de Saúde de General Carneiro pede demissão

Depois de pressão popular, Secretário de Saúde de General Carneiro pede demissão

Através de sua rede social, Facebook, Jean Antonio Torrenzani Fagundes, anunciou na noite de domingo, dia 24 março, que pediu demissão do cargo de Secretário Municipal de Saúde da cidade de General Carneiro. A sua saída do cargo foi publicada oficialmente no Diário Oficial desta manhã de segunda-feira, dia 25.

Jean Fagundes assumiu o cargo no início de fevereiro de 2018 e viveu em seus últimos dias na pasta, uma relação turbulenta com a população. Episódios negativos envolvendo a saúde pública causaram uma enorme pressão popular deixando sua permanência no cargo insustentável.

Ao comunicar sua saída do cargo, Jean Fagundes expôs a sua opinião sobre a saúde da cidade e disse que considerou sua passagem pelo cargo positiva. Ele falou que quando assumiu o cargo já no meio da administração da nova gestão, se deparou com um cenário delicado, que ele classificou como caos. O Secretário também disse que se naquela época tivesse a experiência de hoje, não teria aceitado o convite, visto a dificuldade que é administrar a pasta.

O então secretário foi protagonista de protestos populares nos últimos dias. Ele foi bastante contestado pela falta de materiais básicos no Pronto Atendimento da cidade, aonde chegou a ser feita a sua convocação na Câmara de Vereadores para dar explicações sobre o ocorrido.

Este foi outro episódio que gerou descontentamento na população. O Secretário não atendeu ao pedido dos vereadores e não compareceu na Casa de Leis, usando como justificativa uma viagem com o Prefeito. Ele foi novamente convocado, mas antes das explicações pediu demissão.

A Câmara de Vereadores por sinal abriu uma CPI para investigar a saúde pública de General Carneiro. De acordo com explicações do Presidente da Casa, Ivo Henrique Gaiovicz, a CPI segue e caso sejam encontradas irregularidades, os responsáveis terão de responder por mais que não estejam mais exercendo o cargo.

Embora tenha tudo caído sobre suas costas, o Secretário não é responsável por todos os problemas que acontecem na cidade. A saúde vive momentos delicados, mas outros setores também causam descontentamento da população. A pressão para sua demissão, por exemplo, só ganhou força depois que o Prefeito da cidade se manifestou em uma rádio local negando a situação delicada da saúde e garantindo o secretário no cargo.

Em seu comunicado, Jean Fagundes também falou sobre como deixa a Secretaria de Saúde, disse que os últimos dias foram de reflexão e por fim, falou que buscará contribuir participando mais ativamente do setor público como cidadão.

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.