Home / Cidades / Governador libera construção de casas em Bituruna e outras 14 cidades do Paraná

Governador libera construção de casas em Bituruna e outras 14 cidades do Paraná

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou na quinta-feira (14) contratos para a construção de 872 novas moradias populares em 15 municípios paranaenses, Bituruna é uma das cidades. Os projetos foram desenvolvidos em diferentes programas coordenados pela Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) em parceria com as prefeituras e receberão investimentos de R$ 68,8 milhões.

As obras serão iniciadas ao longo das próximas semanas e devem ser entregues entre o fim deste ano e o começo de 2020. O governador destacou que esse primeiro lote de liberações contempla famílias vulneráveis, pessoas muito humildes e a população idosa.

“Temos as famílias que não vão pagar nada. Já as pessoas que têm mais condições vão financiar os imóveis num preço bem acessível junto à Caixa Econômica e o Governo do Estado. E a terceira linha é para atender os idosos, que muitas vezes moram sozinhos, não têm mais família, ou pagam aluguéis caros”, explicou.

Segundo o presidente da Cohapar, Jorge Lange, a preocupação do Governo é atender todas as faixas. “Estamos assinando os contratos, algumas ordens de serviço. As prefeituras já estão providenciando a seleção das pessoas. Demos o primeiro passo de uma jornada longa em que pretendemos reduzir o deficit habitacional com responsabilidade e parceria com os prefeitos”, destacou.

TRÊS MODELOS – As 872 casas populares foram divididas em três programas: Família Paranaense, coordenado pela Secretaria de Justiça, Família e Trabalho, financiamentos federais e estaduais e condomínios para terceira idade.

Pelo Família Paranaense, pessoas já cadastradas no programa que vivem em áreas impróprias ou pagam aluguel receberão as chaves da casa própria de forma gratuita. Os recursos atingem R$ 31,3 milhões para a construção e reforma de 462 residências, além de obras de infraestrutura e urbanização. Neste programa terão famílias da cidade de Bituruna contempladas.

Segundo o secretário de Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost, os objetivos passam pela requalificação urbana e atendimento social. “São moradias para pessoas extremamente pobres, necessitadas. É um compromisso do governador Ratinho Junior, que pediu atenção especial às pessoas que vivem em condição de vulnerabilidade social”, explicou.

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.