Home / Destaque / Mulheres poderão desembarcar de ônibus em locais mais seguros

Mulheres poderão desembarcar de ônibus em locais mais seguros

Na sessão ordinária desta segunda-feira, 21, o projeto de lei nº223/2016, de autoria do deputado Hussein Bakri (PSD), que visa permitir o desembarque de mulheres usuárias do Sistema de Transporte Coletivo em local mais seguro e acessível no período noturno, foi aprovado por unanimidade dos votos em primeiro turno.

Com a aprovação da lei, as passageiras dos ônibus que fazem as linhas intermunicipais e metropolitanas poderão indicar os locais de desembarque em que se sintam mais seguras, desde que respeitado o itinerário original da linha, das 22 horas até às 05 horas do dia seguinte.

Além disso, a lei prevê campanhas promovidas pelo poder público, com o objetivo de conscientizar a população em relação aos crimes de abusos contra mulheres, além de incentivar as denúncias aos assediadores.

“Com a permissão de desembarcar fora do ponto, as mulheres podem escolher o local em que se sintam mais seguras, como ruas mais iluminadas ou mais perto de suas casas. E ainda, o local incerto de desembarque dificulta a ação de criminosos”, afirmou o autor da lei, deputado Hussein Bakri.

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.