Home / Cidades / No dia 21 de novembro terá lançamento de livros sobre a história de General Carneiro

No dia 21 de novembro terá lançamento de livros sobre a história de General Carneiro

Será lançado três obras sobre a história de General Carneiro. Organizadas pelo professor de História do Colégio Estadual Pedro Araújo Neto (CEPAN), Lúcio Ambrosio Hupalo, as produções contém textos de estudantes das três turmas de 9º ano e de Ensino Médio.

História das comunidades de General Carneiro: conta um pouco sobre as origens de pelo menos 23 localidades do município. Organizados em grupos ou individualmente, o trabalho de pesquisa consistiu em levantar informações com familiares e moradores mais antigos acerca das origens e características dos bairros e “colônias” de General Carneiro e colocar isso no papel. 92 estudantes do 9º ano A, B e C do Ensino Fundamental e 1ª D do Ensino Médio participaram do projeto.

Considerações sobre o nome Passo da Galinha: traz 14 versões diferentes sobre o antigo nome da localidade que é atualmente o Centro da cidade. Uma atividade básica de produção textual solicitada aos alunos e alunas da 2ª série A do Ensino Médio trouxe amostras tão ricas e interessantes do conhecimento popular que mereciam ser socializadas com a comunidade. De início, estas considerações entrariam no livro História das comunidades porém, dado ao brilho próprio viraram um e novo e simpático livrinho.

Memórias do Cepan: é o terceiro título. Quando chegamos no Ensino Médio temos a mescla de dois sentimentos: a euforia de estarmos aí e também a angústia de sabermos que, em pouco tempo teremos de deixar a escola que nos viu crescer. E o livro traz 36 relatos sobre as dores e as delícias da trajetória escolar.

Os textos foram produzidos ao longo do primeiro semestre, em paralelo às atividades cotidianas da disciplina de História. A produção final contou com a colaboração da professora Maria Lúcia Müller Scheidemantel (SEED), que fez a revisão textual, Vitor Marcos Gregório (IFPR), Dulceli Tonet Estacheski (Unespar) e Giselle Moura Schnorr
(Unespar), que fizeram os prefácios e Tiago Jaime Machado (Editora Monstro dos Mares), na edição e publicação das obras.

Na ocasião, cada estudante/autor(a) do projeto receberá um exemplar gratuitamente. Outras pessoas que queiram, poderão adquirir os livros a preço de custo no dia do lançamento que contará com sessão de autógrafo pelos autores e autoras.

AGENDE-SE E PARTICIPE:
Evento: Lançamento de livros sobre história de General Carneiro
Dia: 21 de novembro de 2018
Horário: das 10 às 15 horas
Local: Câmara de Vereadores de General Carneiro (Praça Quindrade Gaiovicz. Centro)
Evento aberto à toda comunidade

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.