Home / Destaque / No Paraná, 25,6% dos candidatos faltaram às provas do primeiro dia do Enem

No Paraná, 25,6% dos candidatos faltaram às provas do primeiro dia do Enem

O primeiro dia das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), domingo (4), teve o menor número de candidatos ausentes dos últimos anos. Isso apesar do horário de verão que teve início no mesmo fim de semana. Havia o temor que o adiantamento do horário em uma hora poderia fazer com que o número de ausentes fosse muito alto.

Dos mais de 5,5 milhões de candidatos inscritos no País, 4,139 milhões compareceram aos locais de provas, ou 75,1% dos total, contra 24,9% de ausentes. No Paraná o índice ficou em 25,6% — 60.760 dos 237.342 candidatos inscritos faltaram.

A média nacional desde que o exame começou a ser aplicado era de 30% de ausentes e, no ano passado foi de 32%. Em 2016 o índice chegou a 31,2%. O recorde foi em 2009, com 37,7% de ausentes.

A aplicação das provas teve início às 13h30, e teve 5 horas e 30 minutos de duração. Os participantes fizeram redação sobre “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”. Eles também responderam às questões das áreas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; e Ciências Humanas e suas Tecnologias, que somam 90 questões de múltipla escolha.

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.