Home / Destaque / Número de casos de dengue supera último ano no Paraná

Número de casos de dengue supera último ano no Paraná

O número de casos de dengue confirmados no Paraná neste ano ultrapassou o período passado. Segundo o boletim da Secretaria de Estado da Saúde divulgado nessa terça-feira (19), no ano epidemiológico de 2018/2019, e que vai até julho deste ano, são 1.197 casos. No ano anterior (2017/2018) foram 992 caos.

O ano epidemiológico vai de agosto de um ano a julho do ano seguinte. Também foram confirmadas duas mortes em decorrência da dengue, ambas em Londrina. O número de municípios com casos confirmados da doença subiu de 108 para 116. Na semana passada o boletim apontava 290 cidades com notificações. Nesta semana são 299.

Os dois óbitos em decorrência da dengue aconteceram entre 3 e 7 de março, em Londrina (17ª Regional de Saúde), área considerada de alta infestação, e estavam sob investigação. Os dois casos são autóctones, ou seja, as pessoas foram contaminadas no próprio município onde moravam.

A secretaria alerta para que a população adote os cuidados, evitando acúmulo de água parada, de lixo e entulhos nos quintais e que faça a limpeza de terrenos e caixas d’água. “Qualquer recipiente com água parada pode se transformar num criadouro. O fumacê mata o mosquito que está voando, mas não os ovos”, explica Ivana Belmonte, médica veterinária da Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde.

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.