Home / Destaque / Paraná confirma casos de gripe em todas as Regionais de Saúde

Paraná confirma casos de gripe em todas as Regionais de Saúde

Foto: Reprodução

O vírus da gripe tem presença confirmada em todas as 22 Regionais de Saúde do Estado. A informação consta do último boletim da gripe divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde na última quarta-feira, dia 1º de agosto. O boletim confirma ainda 509 casos da doença e 77 óbitos entre janeiro e julho de 2018.

Conforme explica o chefe da Divisão de Vigilância de Doenças Transmissíveis, Renato Lopes, é preciso monitorar a gripe para identificar o comportamento do vírus no Estado e assim orientar as ações no combate à doença. Monitoramentos semelhantes mapeiam o vírus em todo o mundo e servem, inclusive, para orientar a produção das vacinas que serão usadas nos anos seguintes.

“O vírus está em constante mutação. Para se manter eficientes, as vacinas precisam acompanhar essas mudanças e serem atualizadas ano a ano, conforme a necessidade. A coleta de dados confiáveis sobre a influenza é fundamental para isso”, diz Lopes.

REDE – Através da rede de monitoramento da influenza é possível identificar os vírus em circulação e os locais onde eles estão, além de esboçar um perfil dos grupos mais suscetíveis à doença. No Paraná, por exemplo, neste ano a maior parte dos casos de gripe refere-se à Influenza A(H3) Sazonal, responsável por 55,4% dos registros. Entre os óbitos, prevalece a Influenza A(H1N1), com 38 óbitos ou 49,4% do total.

No Brasil, dos 5.368 casos e 1.028 óbitos por influenza, a maioria é do tipo H1N1, responsável por 3.241 dos registros e 690 mortes. Entre os estados brasileiros, São Paulo tem o maior número de confirmações de influenza (2.039) e de óbitos (430).

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.