Home / Destaque / Paraná é o terceiro estado com mais casos de estupro

Paraná é o terceiro estado com mais casos de estupro

A cada dia, 14 pessoas são vítimas de estupro no Paraná. Segundo dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, em 2017 foram registradas 4.952 ocorrências no estado, que ficou em terceiro entre todas as unidades da federação. Apenas São Paulo (11.089) e Minas Gerais (5.199) tiveram mais casos de violência sexual, enquanto o Rio de Janeiro registrou número igual ao paranaense – só que a taxa carioca é menor, com 29,6 estupros para cada 100 mil habitantes contra 43,7 no Paraná.

No ano passado, o número de ocorrências de estupro teve alta de 9,5% no Paraná, sendo que em 2016 haviam sido 4.493 registros desse tipo de crime. Historicamente, algo entre 80 e 85% desses casos a vítima é do sexo feminino.

Os dados do 12º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado ontem, ainda revelam uma queda de 10% no número de homicídio de mulheres, que passou de 200 em 2016 para 180 no ano passado.

Contudo, os casos de feminicídio (o assassinato de mulheres em contextos marcados pela desigualdade de gênero ) tiveram leve alta, subindo de 20 para 21, enquanto os de violência doméstica contra mulheres (lesão corporal dolosa) subiram de 12.744 para 12.854 no período, com alta de 0,9%.

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.