Home / Destaque / Paraná lidera alta da produção industrial em janeiro, mostra pesquisa IBGE

Paraná lidera alta da produção industrial em janeiro, mostra pesquisa IBGE

A produção industrial do Paraná cresceu 8,1% em janeiro, em relação ao mesmo mês do ano passado. Foi o melhor resultado do País. Segundo a Pesquisa Industrial Mensal divulgada pelo IBGE, o indicador nacional apresentou queda de 2,6%, reflexo das quedas registradas em dez das quinze regiões pesquisadas. Além do Paraná, tiveram variação positiva: Goiás (5,8%), Rio Grande do Sul (5,7%), Minas Gerais (1,2%) e Santa Catarina (1,2%).

O Estado também teve índices positivos e superiores à média nacional nos outros comparativos da pesquisa do IBGE. Em relação a dezembro, contabilizou variação positiva de 0,7%, enquanto a taxa brasileira foi de –0,8%. Já nos últimos 12 meses, o Estado registrou alta de 2,6% na produção industrial, contra 0,5% de aumento na média nacional.

O governador Carlos Massa Ratinho Junior destaca que esse desempenho do setor industrial se soma a outros indicadores positivos da economia do Estado neste início do ano. Ele cita o crescimento na abertura de empresas, na criação de empregos e nas operações de crédito.

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.