Home / Destaque / Paraná pode ter 46 mil celulares bloqueados a partir deste sábado

Paraná pode ter 46 mil celulares bloqueados a partir deste sábado

Começa no próximo sábado (8) o bloqueio de celulares irregulares no Paraná e mais nove estados. Os bloqueios fazem parte do programa Celular Legal, da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que pretende combater o uso de celulares falsificados ou com IMEI adulterado e inibe a comercialização de aparelhos não homologados no país. No Paraná, podem ser bloqueados até 46 mil aparelhos.

A Anatel não tem uma estimativa de quantos aparelhos devem ser bloqueados, mas levando em conta o Estado de Goiás e o Distrito Federal — onde a medida entrou em vigor no meio do ano — com índice de 0,35% de linhas móveis irregulares, totalizaria cerca de 820 mil linhas dos mais de 234 milhões no País, e 46 mil no Paraná, que tem cerca de 13,2 milhões de linhas ativas.

Além do Paraná, a medida entra em vigor também nos estados do Acre, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina e Tocantins. Nesses estados, desde 23 de setembro, quem ativa um celular irregular nas redes das prestadoras móveis recebe em até 24 horas a mensagem de alerta sobre a irregularidade. Alerta similar é encaminhada 50 dias e 25 dias antes do bloqueio. E, na véspera do bloqueio, o celular recebe nova mensagem.

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.