Home / Destaque / Paraná sofre um desastre natural a cada 17 horas

Paraná sofre um desastre natural a cada 17 horas

Fonte: Bem Paraná

A cada 17 horas a Defesa Civil do Paraná registra um desastre ambiental no Estado, em média. É o que revela levantamento feito pela reportagem com base no Sistema de Defesa Civil (SISDC), o qual revela que desde o ano pasado foram registradas 984 ocorrências no Estado, com 279 municípios atingidos (69,9% do total), 333.885 pessoas afetadas e 37 mortes.

As ocorrências mais comuns são tempestades com vendavais e granizo, mas o que tem chamado a atenção são os casos de tornado. Desde 2007, a Defesa Civil notificou sete casos desse tipo no Paraná, sendo que dois deles (28,6%) foram registrados apenas neste ano. Em 2017 e 2016 não houveram ocorrências de tornado no Paraná, enquanto em 2015 foram quatro e em 2007, uma.

Neste ano, o primeiro relato de tornado ocorreu no dia 6 de janeiro, na região rural de Toledo, com duas pessoas afetadas. Contudo, a força do vento, que durou cerca de cinco minutos, derrubou um barracão onde estavam alojados 500 leitões (dois acabaram morrendo). O outro, e mais grave, aconteceu no final de semana, em Itaperuçu.

Brasil
O Brasil é o 79º país do mundo, entre 168 países, mais impactado por eventos climáticos extremos, como tempestades e ciclones tropicais, em 2017. O país subiu 10 posições em relação ao ranking do ano anterior do chamado Índice Global de Risco Climático.

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.