Home / Destaque / Poços artesianos se multiplicam pelo Paraná

Poços artesianos se multiplicam pelo Paraná

Obra complexa de engenharia voltada à captação subterrânea nos diversos aqüíferos, os poços artesianos estão em alta. De acordo com o Instituto das Águas do Paraná, autarquia vinculada à Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), o Estado conta atualmente com 19.407 poços em situação regular, ou seja, com outorga de direito de uso da água. E o número não para de crescer.

Em 2017, por exemplo, 800 poços foram outorgados em todo o Paraná. No ano passado, foram 2,1 mil autorizações de uso. Já neste ano, até o dia 19, cerca de 500 outorgas foram expedidas em todo o estado.

O crescimento reflete a melhora na estrutura para emissão de outorgas e também acompanha um crescente interesse da população por esses poços. Construir um poço, contudo, não é para qualquer um, esse tipo de obra é vantajoso para grandes consumidores de água.

Em todo o Brasil, segundo estudo do Instituto Trata Brasil em parceria com o Centro de Pesquisas de Águas Subterrâneas da USP, existem mais de 2,5 milhões de poços artesianos, que extraem 17.580 m³ por ano, valor suficiente para abastecer toda a população do país por um ano.

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.