Home / Destaque / Presença de armas de fogo em escolas está em alta no Brasil

Presença de armas de fogo em escolas está em alta no Brasil

O dia de quarta-feira (13) foi marcado por mais uma tragédia em 2019. Em Suzano, na Grande São Paulo, dois jovens de 17 e 25 anos invadiram a escola estadual Professor Raul Brasil, onde já haviam estudado, e promoveram um massacre que deixou nove pessoas feridas e outras dez mortas. Além dos autores, que se mataram após o ataque, cinco estudantes do ensino médio, dois funcionários da escola e o proprietário de uma loja que fica perto do local do atentado foram assassinados.

Desde 2002, pelo menos sete ataques desse tipo, com atiradores (alunos ou não) abrindo fogo em escolas contra estudantes e outras pessoas, foram registrados no país. Mas se tragédias como a de Suzano ainda são relativamente raras, pesquisas do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) apontam que a presença de armas de fogo no ambiente escolar está em alta no país.

Em 2015, a Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Prova Brasil) identificou 4.225 episódios em que os alunos frequentaram a escola portando arma de fogo. Já em 2017, último ano em que foi feito o estudo, foram registrados 4.504 casos desse tipo, um acréscimo de 6,6%.

Considerando-se apenas o Paraná, temos que em 2015 foram 224 casos de alunos armados na escola, contra 217 em 2017 (redução de 3,12%).

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.