Home / Destaque / Ratinho Jr. lidera com folga pesquisa para o Governo do Paraná

Ratinho Jr. lidera com folga pesquisa para o Governo do Paraná

Foto: Bem Paraná – Fonte: Tribuna Paraná

O deputado estadual licenciado Ratinho Jr. (PSD) lidera a nova pesquisa de intenções de voto para o governo do Paraná divulgada nesta quarta-feira, dia 15 de agosto, com 45%. Em seguida aparece a governadora Cida Borghetti (PP), com 20,2%. O levantamento foi feito pela empresa IRG Pesquisas e encomendado pelo jornal Bem Paraná.

O deputado federal João Arruda (MDB), que lançou candidatura após a desistência de Osmar Dias (PDT), aparece em terceiro lugar com 7,1%, seguido pelo ex-deputado federal Dr. Rosinha (PT), com 3,9% das intenções de voto. Professor Piva (PSol) foi citado por 2,2% dos entrevistados; o ex-vereador de Curitiba Jorge Bernardi (Rede), por 1,8%; e o jornalista e advogado Ogier Buchi (PSL), por 1,5%. Ele foi o último a lançar o nome à corrida ao Palácio Iguaçu.

A lista inclui ainda Priscila Ebara (PCO), com 0,3%, Ivan Bernardo (PSTU), com 0,2%, e Geonísio Marinho (PRTB), com 0,1%. A margem de erro é de 2,8 pontos percentuais para mais ou para menos.

A pesquisa aponta que 11,4% dos eleitores não pretendem votar em nenhum dos candidatos confirmados nas convenções partidárias. Outros 6,3% não souberam responder.

Nesse cenário, há uma tendência de eleição decidida em primeiro turno. A pesquisa não indica votos válidos, mas Ratinho Jr. (PSD) aparece com 45% e a soma dos demais candidatos registra apenas 37,3%. Os números são da consulta estimulada, em que os eleitores são questionados sobre as intenções de voto em outubro a partir de uma lista de candidatos.

O IRG Pesquisas ouviu 1.250 eleitores em 75 cidades paranaenses entre os dias 9 e 14 de agosto. O grau de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número PR-09806/2018. A margem de erro é de 2,8% para mais ou para menos.

Os pesquisadores levantaram ainda região, sexo, faixa etária, grau de escolaridade e renda familiar mensal. A maioria dos consultados recebe até dois salários mínimos (51%), não completou o Ensino Médio (80%) e tem entre 25 e 59 anos (66%).

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.