Home / Cidades / Rio Iguaçu chega a 5,95m. Algumas famílias já foram retiradas de suas casas

Rio Iguaçu chega a 5,95m. Algumas famílias já foram retiradas de suas casas

Por volta das 10 horas da manhã deste sábado, dia 08 de junho, a régua que marca a altura do Rio Iguaçu, na cidade de União da Vitória, estava marcando 5,95m. O nível alto já gera preocupação nas pessoas e algumas famílias já precisaram ser retiradas de suas casas pela Defesa Civil.

A reportagem do Canal 4 TV entrou em contato com o órgão, o qual informou que juntamente com a Assistência Social já foi realizado um levantamento e cadastro de famílias que estão em áreas de risco, aonde foram feiras mudanças de algumas delas, em especial dos bairros Rio da Areia e Cidade Jardim. A Defesa Civil ainda destacou que desde o meio de semana, não houve mais nenhum pedido de ajuda por parte da população.

Ainda na sexta-feira, a Defesa Civil emitiu um comunicado oficial alertando sobre o rio Iguaçu. O texto publicado na página oficial da prefeitura destacava a preocupação das pessoas devido ao nível do rio estar subindo.

A Defesa Civil destacou que em contato com o Centro Estadual de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CEGERD) e o Instituto das Águas do Paraná, foram repassados quatro cenários possíveis que podem vir a ocorrer.

Um pior deles seria de o nível do rio chegar a 6,07m até a noite desse domingo, dia 09 de junho. Já o melhor cenário possível seria o nível chegar a 5,97m na mesma data (o que dificilmente acontecerá, visto o rio já estar com 5,95m, indicando que certamente vai ultrapassar).

Por outro lado, a tendência é o nível começar a abaixar. O Instituto das Águas do Paraná ressaltou que demora até quatro dias para descer o volume de águas das chuvas de Curitiba. O nível dos afluentes já está diminuindo e como às chuvas cessaram, o rio deverá diminuir em breve.

De qualquer forma, vale ressalta que em caso de problemas relacionados com possíveis inundações, você pode entrar em contato com a Defesa Civil Municipal, ou diretamente com o Corpo de Bombeiros de União da Vitória.

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.