Home / Cidades / Roda de Conversa sobre a luta antimanicomial será realizada no IFPR União da Vitória

Roda de Conversa sobre a luta antimanicomial será realizada no IFPR União da Vitória

Em alusão ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial, comemorado no dia 18 de maio, o Campus União da Vitória do Instituto Federal do Paraná – IFPR promove uma roda de conversa sobre o tema nesta quarta-feira, dia 16, às 19 horas, na Biblioteca do campus.

O evento, em parceria com o Centro de Apoio Psicossocial (Caps) de União da Vitória e com o Conselho Regional de Psicologia do Paraná, terá a presença dos psicólogos Cláudia Moema Zaions, Denise Aparecida Teixeira e Ivete Inês Muhl e faz parte das discussões da Oficina Interdisciplinar realizada com os estudantes do curso Técnico em Suporte e Manutenção em Informática – Proeja.

Segundo a professora de sociologia da unidade e uma das organizadoras do evento, Cybelle Cardozo, a luta antimanicomial é parte imprescindível da batalha por direitos humanos básicos. “Nós, da Oficina Interdisciplinar do Proeja, escolhemos este assunto para debater de forma integrada, sociedade e escola. Rodas de conversas como estas vem acrescentar informações para que nossos alunos e alunas continuem se tornando cidadãos e cidadãs críticos como bem enuncia nossos princípios institucionais”, conta Cybelle.

O evento será aberto ao público.

O Dia Nacional da Luta Antimanicomial

No fim da década de 70, muitos movimentos ligados à saúde denunciaram abusos cometidos em instituições psiquiátricas, além da precarização das condições de trabalho. A partir daí, surgiram movimentos de trabalhadores de saúde mental, que colocaram em evidência a necessidade de uma reforma psiquiátrica no Brasil.

O Movimento dos Trabalhadores em Saúde Mental (MTSM) – que contou com a participação popular, inclusive de familiares de pacientes – e o Movimento Sanitário foram dois dos maiores responsáveis por essa iniciativa.

Em 18 de Maio em 1987, foi realizado um encontro de grupos favoráveis a políticas antimanicomiais. Nesse encontro, surgiu a proposta de reformar o sistema psiquiátrico brasileiro. Pela relevância daquele encontro, a data de 18 de maio tornou-se o dia de Luta Antimanicomial.

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.