Home / Cidades / Secretaria de Cultura e Turismo de Porto União promove experiência culinária indígena

Secretaria de Cultura e Turismo de Porto União promove experiência culinária indígena

Na noite da última sexta-feira, dia 8, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Porto União ofereceu uma experiência desafiadora para alguns convidados. Com o objetivo de difundir a cultura indígena, da tribo dos Xokleng, Sergio Buch aplicou a técnica de cozimento de alimentos usada pelos nativos.

Depois de várias pesquisas e com as dicas de Simeão Kundag (que também leciona o idioma da tribo Xokleng), Sergio Buch aplicou a técnica no preparo de alimentos que ao índios têm disponíveis seja por meio do cultivo ou por meio do extrativismo.

A iguaria recebe o nome de Klànegde e é assada/cozida envolta em folhas de taiá em um buraco no chão. A variedade inclui abóbora, frango, peixe, porco, amendoim, alho, cebola, pimenta, milho verde, batata doce, batata inglesa, mandioca e teve até sobremesa feita de moranga ao mel.

A experiência causou expectativa nos convidados que só ficaram sabendo do tipo de comida que se tratava no último minuto, quando o prato foi “desenterrado” literalmente.

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.