Home / Destaque / Situação da saúde pública em General Carneiro chama atenção no Estado e Deputada pede informações

Situação da saúde pública em General Carneiro chama atenção no Estado e Deputada pede informações

As condições precárias de atendimento à população na Saúde Pública de General Carneiro motivaram protestos na cidade e a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Câmara Municipal esta semana. As denúncias refletiram em todo estado e chegaram ao conhecimento de deputados estaduais.

Para uma deputada do PT que ocupa uma cadeira da Assembleia Legislativa, Luciana Rafagnin, as informações que chegaram apontavam que o município de General Carneiro possui apenas uma médica para prestar atendimento na unidade de pronto socorro da cidade.

Além da falta de pessoal para atender a população, inclusive de médicos e de enfermeiros também nas seis unidades básicas de saúde que ficam na sede e no interior do município, em 2017, o único hospital existente em general Carneiro, a Santa Casa de Misericórdia, foi transformado em pronto socorro e só presta o atendimento emergencial de forma precarizada. Atualmente, essa unidade não conta nem com medicamentos e nem com materiais básicos para socorrer a população.

As queixas, denúncias e desabafos da médica do pronto-atendimento da cidade, gravadas em áudio, viralizaram nas redes sociais desde o final do ano passado. Por meio de aplicativo de comunicação em telefone celular, esses áudios têm, desde então, se espalhado pela cidade e dezenas de pessoas fizeram uma passeata pelas ruas de General Carneiro na última segunda-feira (11) para acompanhar a sessão plenária da Câmara Municipal que aprovou o pedido de CPI. A CPI, por sinal, se propõe a investigar as ações do poder público nas duas últimas gestões à frente da administração municipal. O fato é que General Carneiro pede socorro e o município não dispõe de crédito para sanar sozinho toda essa situação.

A partir desses relatos, a deputada Luciana protocolou requerimento ao secretário de estado da Saúde, Carlos Alberto Preto, pedindo informações sobre a situação da saúde pública em General Carneiro e as providências que possam ser tomadas pelo governo do Paraná no sentido de amenizar o sofrimento das famílias que dependem da rede pública de saúde do município. Embora boa parte dos problemas tenha como responsável direta a administração municipal, tanto o Estado do Paraná quanto o governo federal podem atuar na solução do problema com investimentos para a obtenção de materiais e na construção de um hospital local, ainda que de pequeno porte para atendimento da população.

General Carneiro tem como uma de suas principais vias de ligação com o Norte do estado e o Sul do Brasil a rodovia BR 153, a Transbrasiliana, onde ocorrem muitos acidentes, cujas vítimas são encaminhadas para atendimento na cidade.

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.