Home / Destaque / Termina nesta quarta-feira o prazo para regularização do título de eleitor

Termina nesta quarta-feira o prazo para regularização do título de eleitor

As eleições acontecem só em outubro, mas o prazo para regularização do título de eleitor termina já nesta quarta-feira (9). A data é importante para os eleitores entre 16 e 18 anos, que estão solicitando o documento para votarem pela primeira vez – lembrando que, no Brasil, o voto é obrigatório para os cidadãos maiores de 18 anos e facultativo aos jovens de 16 e 17 anos, aos maiores de 70 anos e aos analfabetos.

No entanto, o prazo é o mesmo para solicitar outros serviços junto à Justiça Eleitoral, como transferência de uma cidade para outra, alteração no endereço de domicílio, atualização do cadastro, inclusão de nome social no documento e pedido de atendimento especial para deficientes. Quem perder esse prazo só poderá fazer qualquer uma dessas alterações após as eleições.

Solicitação do título

Para obter o título de eleitor, o cidadão deve comparecer ao cartório eleitoral de sua região com documento de identidade; comprovante de residência original e recente; e certificado de quitação do serviço militar para os maiores de 18 anos do sexo masculino.

Para verificar se o seu título de eleitor está regular, basta preencher o nome completo e a data de nascimento diretamente na página do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Quem ficou mais de três eleições sem votar ou justificar sua ausência nas urnas, por exemplo, deve regularizar a situação.

O primeiro turno da eleição ocorrerá no dia 7 de outubro e o segundo turno no dia 28 de outubro. No Paraná, as informações completas a respeito de todos esses detalhes podem ser conferidas no site do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR).

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.