Home / Cidades / Uniuv rebate nota da Prefeitura de União da Vitória e manifesta apoio aos professores

Uniuv rebate nota da Prefeitura de União da Vitória e manifesta apoio aos professores

Em nota oficial publicada pela Prefeitura de União da Vitória na tarde desta quinta-feira, dia 14, referente à greve dos professores da rede municipal de ensino, a Administração diz que está impedida de reajustar salários e promover avanços na categoria em razão do índice de folha com despesas de pessoal.

A prefeitura também listou medidas que já foram adotadas para diminuir este índice em um curto espaço de tempo como o remanejamento administrativo em todos os setores, cortes de horas extras, funções gratificadas, entre outras.

Ao listar as medidas, a Prefeitura ainda diz que está realizando ações visando à retirada da folha de pagamento da Uniuv que é uma Fundação Municipal, onde informa que a folha de pagamento da Instituição impacta fortemente no índice de pessoal.

Essa informação acabou gerando revolta, sendo que horas depois a Uniuv emitiu uma nota em forma de descontentamento com as palavras utilizadas pela Prefeitura, onde considerou a nota da Prefeitura de União da Vitória tendenciosa.

Na nota da Uniuv, a Instituição diz que é autossustentável, ou seja, possui autonomia administrativa e diz que quem paga os seus serviços não é a Prefeitura. A nota ainda ressalta que em 2018, a Uniuv arrecadou quase R$ 13 milhões de reais, representando 8,76% da arrecadação anual da cidade em se tratando de receita corrente liquida.

A Instituição ainda ironiza sobre o impacto causado no índice da Prefeitura, “Ao contrário do que afirmou o prefeito Hilton Santin Roveda, em nota divulgada no perfil da Prefeitura, afirmando que a UNIUV impacta “fortemente” na despesa de pessoal, esqueceu-se de apresentar que o total é de 1%. Repetindo: apenas 1% é o que a Uniuv impacta na despesa de pessoal do município“, destaca a Nota.

A Uniuv também lamenta as informações prestadas pela Prefeitura e diz que não condizem com a verdade. “São tendenciosas e causam danos a uma instituição que este ano completa 45 anos de existência e tanto já contribuiu com a formação superior de milhares de pessoas da região“, diz.

Por fim, a Uniuv ainda manifesta seu apoio à greve dos professores. “A EDUCAÇÃO de qualquer nível é o maior patrimônio que a sociedade pode ter e não se vira as costas para isso. A UNIUV entende ser perfeitamente legítima, apóia a manifestação dos professores da rede municipal, e coloca-se à disposição da sociedade para quaisquer esclarecimentos“, finaliza.

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.