/Vereadores Almires, Ratko, Emerson e Tica são contra reajuste na iluminação pública e são aplaudidos

Vereadores Almires, Ratko, Emerson e Tica são contra reajuste na iluminação pública e são aplaudidos

A sessão ordinária da Casa de Leis de União da Vitória demonstrou na noite dessa segunda-feira, que nem todos os vereadores têm voz. Um projeto de lei apresentado durante a sessão ordinária da Câmara de Vereadores de União da Vitória gerou grande polêmica. O projeto que visa o reajuste do Custeio dos Serviços de Iluminação Pública – COSIP levantou questionamentos.

O projeto de reajuste em torno de 10% na cobrança da iluminação pública teve muitos debates e pelos menos quatro vereadores saíram em defesa da população. Almires Bughay Filho, Emerson de Souza, Valdecir Ratko e Joarez Tica foram contra e a atitude dos quatro vereadores foi comemorada pelos munícipes que acompanharam a sessão.

O vereador Almires Bughay Filho considerou que o Cosip precisa ser ajustado, mas mesmo assim destacou, “vamos deixar a empresa fazer o serviço primeiro, para depois aprovar este projeto”, questionou. O vereador Joarez Tica chegou a pedir para que o projeto fosse retirado da pauta para ser melhor discutido, mas o seu pedido foi ignorado.

O vereador Valdecir Ratko lembrou que a taxa de iluminação pública quem paga é o povo. “Antes da eleição é prometido muito, mas é preciso ver quem trabalha pelo povo”. O vereador Emerson de Souza também lembrou sobre a audiência pública onde falou muitas palavras bonitas, mas agora é diferente.

O líder do Governo, Jair Brugnago tentou defender o projeto, mas foi duramente vaiado durante sua palavra. Para que pudesse terminar seu pronunciamento, precisou da ajuda do Presidente da Casa que precisou pedir calma das pessoas que acompanhavam a sessão. O vereador mais uma vez mostrou seu temperamento e com tom elevado criticou os quatro vereadores que foram contra o projeto, chamando os mesmos de populistas.

Mesmo com os questionamentos dos quatro vereadores, o projeto foi aprovado pelos vereadores considerados da base do Governo e a cobrança deverá chegar a população. O projeto recebeu oito votos a favor, dos vereadores Albino Schuersovski, Alandra Roveda Grando, Cesar Empinotti, Diego dos Santos, Fernando Edgar Vier, Gilmar Carlos Pogogelski, Jair Brugnago e Sandra Aparecida Kich Pinheiro.