/Iniciativa popular pede fim do salário para vereadores em cidade paranaense

Iniciativa popular pede fim do salário para vereadores em cidade paranaense

Foto: Reprodução – Fonte: Portal RBJ

Uma proposta de iniciativa popular apresentada em Clevelândia está gerando grande repercussão. Encabeçados pelo Sindicato Patronal Rural, os munícipes pedem a extinção do salário para os vereadores da cidade.

Durante o mês de setembro, o Sindicato convidou representantes da cidade para discutir o tema e criar o Projeto de Lei que “visa à retirada da remuneração dos membros do Legislativo Municipal“.

A sugestão surgiu baseada na realidade vivida pela população diante da atuação dos vereadores. O objetivo é realizar um abaixo-assinado buscando a adesão de mais de 70% do eleitorado do município para apresentar o projeto à Câmara de Vereadores.

O presidente sindical, Ari Reisdoerfer, destacou que a ideia não é para contestar a figura pessoal do vereador, entretanto, visa incentivar a participação de pessoas que “queiram sentar ao redor de uma mesa, sem ego político, para defender os interesses do município”.

O projeto também pretende sugerir a Administração municipal que utilize os recursos, até então destinados aos subsídios dos vereadores, na área da saúde. A estimativa, é que até o final de outubro, o projeto para a retirada da remuneração dos vereadores seja protocolado na Câmara Municipal.

Vereadores ficam revoltados

Durante a sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Clevelândia, realizada durante essa segunda-feira, dia 30, os vereadores manifestaram a indignação com a proposta. Um deles se considerou “injustiçado”, outro cobrou críticas ao Poder Executivo, falando sobre os gastos da prefeitura com cargos comissionados.