/Cavalo arriado não passa duas vezes no mesmo lugar

Cavalo arriado não passa duas vezes no mesmo lugar

Esse é um velho ditado que nos faz pensar sobre aproveitar bem as oportunidades oferecidas pela vida. Mas, e se as coisas não forem bem assim? E se passar um outro cavalo com uma montaria que me interesse?

Você pode ter perdido a oportunidade de fazer uma entrevista de emprego, de conversar com uma pessoa, de comprar um objeto de desejo, mas não é impossível que as coisas aconteçam novamente de uma forma parecida. Porém, você não pode esperar eternamente acontecer, e sim fazer acontecer.

De repente não aconteceu daquele modo como você imaginou e na época que você queria, mas poderá tentar novamente. Esteja sempre preparado e observe os acontecimentos e pessoas, foque no que você procura, as coisas estão acontecendo o tempo todo é só observar com atenção.

Existe um ditado que diz: “o faixa preta de hoje é o faixa branca que não desistiu”, portanto, a pessoa criou as suas oportunidades para chegar ao topo. Mantenha o foco naquilo que você almeja que as ocasiões surgirão. Existe uma probabilidade maior de algo acontecer se você for atrás, portanto somente esperar o cavalo passar talvez não seja a melhor forma de conseguir.

“Não perca seu tempo se lamentando por ter perdido uma oportunidade, pois outras virão. Se seu tempo estiver sendo tomado com lamentações, você não conseguirá perceber novas e melhores chances que estão por vir.”  Ivan Teorilang.

Algumas pessoas dizem: “eu sou só coração”, outras, porém: “sou totalmente racional”. Segundo especialistas para vivermos bem diante das situações da vida precisamos equilibrar o racional e o emocional.

Uma pessoa que costura agir no extremo da emoção não consegue se impor. O interessante é treinar a mente para que o racional também passe a fazer parte dos acontecimentos. Alguns pais, por exemplo, não conseguem nem se impor perante os filhos com medo de magoá-los, e uma dica é falar: “filho, o pai te ama muito, mas isso que você fez não é correto”. Mesmo sendo sentimental, pode-se analisar com mais frieza as coisas ao seu redor.

Pessoas extremamente racionais costumam trabalhar muito para fazer uma determinada empresa crescer, fazem doze horas por dia de expediente e podem deixar de lado seus próprios objetivos, sua saúde e a família, por exemplo. Para não acabar pagando um alto preço, importante tentar mesmo sendo analítico, ser mais subjetivo.

Uma questão imprescindível para nutrir a inteligência emocional é manter o equilíbrio entre cuidar de si e cuidar do outro. Algumas pessoas passam a vida cuidando dos outros, e esquecem de si, deixam de fazer uma faculdade para cuidar da família, nunca vão ao salão de beleza para dar aos filhos brinquedos caríssimos que talvez eles nem valorizem.

Acontece que depois de alguns anos de casamento é substituída por outra pessoa, então fala: “eu fiz de tudo por essa família, não pensava em mim para cuidar de todos e olha o que aconteceu.” O problema é exatamente esse, deixar de cuidar de si.

Pode acontecer o contrário também. Pessoas que só pensam nelas, ficam duas horas por dia na academia, não conversam com a família, vivem somente no seu mundo, com seus objetivos, podem tornar-se pessoas sem valor, porque não acrescentam aos outros, portanto, não fazem falta.

O importante é equilibrar os dois pontos, cuidar de si e dos outros. “Um homem não pode fazer o certo numa área da vida, enquanto está ocupado em fazer o errado em outra. A vida é um todo indivisível.” Mahatma Gandhi.