/Comércio segue fechado, mas empresários do setor discutem ações futuras

Comércio segue fechado, mas empresários do setor discutem ações futuras

Há um consenso de cumprir o que está determinado em decretos estaduais e federais. Ou seja, a maioria dos comércios segue fechada, exceção aos essenciais. A atual situação coloca o risco eminente de perda de vidas, pela possível propagação mais rápida do Covid-19 com o fim da quarentena, ou possibilidade de recessão econômica, com redução de renda e dificuldade, até, para comprar alimentos.

O governo de Santa Catarina, desde a noite desta quarta-feira (25) já indica conversas para retomada econômica. Situação discutida, também, regionalmente. Entidades, empresários e profissionais da Saúde, conforme informações apuradas pelo Canal 4 TV, debatem quanto a abertura ou não do comércio, isso no âmbito municipal e estadual. Contudo, o entendimento é de que haverá respeito às determinações oficiais, ou seja, emissão de decretos para orientar o rumo a ser seguido. Fontes revelaram uma possível reunião, nesta quinta-feira (26), entre empresários e administração municipal de União da Vitória, com o assunto em pauta.

Os decretos estaduais, do Paraná e Santa Catarina, seguem em validade. Da mesma forma os federais e municipais. Porto União e União da Vitória não registram nenhum caso de Covid-19, após uma semana do início dos bloqueios e determinação de fechamento do comércio em geral. Em São Mateus do Sul, também, há internamente estes questionamentos entre empresários, conforme a reportagem pôde apurar. O município não apresenta nenhum caso de Coronavírus.