/CDL de União da Vitória e Porto União confirma “reabertura do comércio” na próxima quarta-feira

CDL de União da Vitória e Porto União confirma “reabertura do comércio” na próxima quarta-feira

Uma reunião realizada na manhã deste sábado, dia 28, entre a prefeitura e comerciantes de União da Vitória e Porto União definiu pela reabertura do comércio em geral a partir da próxima quarta-feira, dia 01 de abril. A reunião estabeleceu regras rígidas de segurança quanto à saúde pública, em especial para idosos e grupos de risco, mas liberando atividades econômicas, conforme destacou Artibano Nhoatto, presidente da Câmara de Dirigentes e Lojistas (CDL) de Porto União e União da Vitória.

O lado catarinense já tinha esta prerrogativa de reabrir na quarta-feira, por determinação do Governo Estadual. O lado paranaense aguardava por uma decisão parecida, encaminhada na sexta-feira (27), para a confederação das CDLs do Paraná, além do Governador Ratinho Junior. Disso a tratativa para decisão municipal que autorize o retorno da maior parte dos comércios em União da Vitória. “O isolamento total pode levar ao desemprego e falências”.

Segundo Artibano Nhoatto, na reunião de hoje no gabinete do prefeito Santin Roveda, foi acordado entre os participantes que o retorno das atividades do comércio deve ocorrer no dia 01/04 – quarta-feira. “A prefeitura emitirá um comunicado que será repassado a todas as empresas, sobre os cuidados que devem ser tomados para combater a proliferação do Covid-19”, explicou Nhoatto.

O CDL também destacou que chegou a circular pelas redes sociais e nos grupos de WhatsApp uma imagem convidando para uma mobilização (carreata pela volta do comércio), a qual foi enfatizada que o CDL estaria fazendo parte, mas a instituição negou qualquer ligação com o grupo de organizador. Logo após as 14 horas, foi confirmada que a mobilização teria sido cancelada.