/CDLs do Paraná pedem por retomada às atividades, em 1º de abril, com isolamento vertical

CDLs do Paraná pedem por retomada às atividades, em 1º de abril, com isolamento vertical

Documento assinado pelo presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Paraná (FCDL), Samoel de Mattos Júnior, solicita por retorno ao trabalho, para o setor. O pedido foi encaminhado nesta sexta-feira (27/03) ao governador Carlos Massa Ratinho Júnior. Em União da Vitória, comércio se reúne com poder público para tratar do assunto na manhã deste sábado (28/03).

A solicitação pondera os possíveis riscos de saúde pública, no Paraná, Brasil e mundo e o estado de alerta. Contudo coloca o posicionamento das Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDLs) por mudança frente ao isolamento. “Precisamos agora, depois das restrições e da paralisação nas atividades produtivas, que a normalidade seja estabelecida com extrema urgência”, detalha trecho.

O pedido cita o retorno gradual com isolamento vertical, em que as classes de risco e pessoas com comorbidade são protegidas. Ao passo que, pede por liberação da população que necessita trabalhar. Com indicação da retomada das atividades a partir do dia 1º de abril, “sob pena de falências e desempregos sem precedentes em nosso Estado”, aponta o texto.

A FCDL solicita, ainda, que novos decretos não prorroguem a suspensão da produção e fechamento do comércio. A reabertura, segundo a entidade, fomenta a manutenção do comércio varejista, emprego e arrecadação estadual. Tudo isso, com a garantia de segurança necessária aos consumidores, frente ao contágio do Covid-19 em território paranaense.

No caso de União da Vitória e Porto União, representantes da CDL têm agenda na manhã deste sábado (28). Não há uma confirmação oficial desta reunião, apenas revelado nos bastidores. O presidente da entidade, Artibano Nhoatto, cita bom senso nas tratativas para o retorno para retorno dia 1ª de abril. “Com cautela, evidentemente, e todos os cuidados sanitários necessários”, explica.