/Prefeito de Porto União fala sobre enfrentamento ao Coronavírus e defende abertura do comércio

Prefeito de Porto União fala sobre enfrentamento ao Coronavírus e defende abertura do comércio

Através de um áudio divulgado nesta segunda-feira, 30, o Prefeito da cidade de Porto União, Eliseu Mibach, se posicionou em relação as medidas de enfrentamento adotadas pelo Governo de Santa Catarina para combater o novo Coronavírus. O Prefeito disse não compactuar da mesma ideia e mostrou preocupação em relação ao futuro.

Está ficando difícil, sei dos problemas dos empresários, dos comerciantes, os boletos que estão vencendo, as dívidas, os funcionários, daqui a pouco tudo vai se transformando em um problema cada vez maior. Eu também sou empresário, também atuo no comércio e sei da dificuldade, sei de tudo aquilo que estamos passando e sei também que talvez poderia ser diferente“, pontuou Eliseu Mibach.

Depois de anunciar que o comércio retornaria gradativamente, o Governador de Santa Catarina, Carlos Moisés, teria repassado um vídeo para todos os prefeitos do estado indicando que reeditaria o decreto, mantendo o fechamento por sete dias. O prefeito disse não compactuar com essa ideia.

Nós estamos preocupados, até não concordamos muito com isso, entendemos que deve ser liberado com efetivo reduzido da forma que se tinha falado e estamos aguardando. Infelizmente, o Governo fala uma coisa, faz outra e nós aqui no município não podemos ir contra um decreto do Estado porque é uma lei maior“, disse.

Muito embora seja responsável pela administração do município, o prefeito não tem autoridade para passar por cima por determinações do Governo do Estado, uma vez que Porto União é subordinado ao Governo de Santa Catarina.

Eliseu Mibach também considerou que diante de tal situação que o Brasil está vivendo, seria necessário que no início tivesse ocorrido uma intervenção maior por parte do Governo do Estado e até mesmo do Governo Federal. “Entendo que deveria ter reunido os Governadores, reunido os secretários de saúde dos estados e ter feito um plano estratégico para todo o Brasil e isso não aconteceu. Infelizmente, cada Governador está tomando a decisão que acha que deve e nós estamos subordinados ao Governo do Estado“, disse.

Por fim, o prefeito frisou que compreende a preocupação dos comerciantes. “Sou solidário a todos os comerciantes do município de Porto União, sei das dificuldades mas, vamos torcer para que o Governo do Estado, que o Governador reveja sua decisão e que a gente possa então voltar a abrir o comércio. Essa é a nossa expectativa“.