/Voluntários e servidores confeccionam máscaras para doação em Porto União

Voluntários e servidores confeccionam máscaras para doação em Porto União

A administração municipal, por meio da instrução normativa 02 de 2020 recomenda o uso de máscaras como medida adicional na prevenção ao novo coronavirus. Com a grande procura do produto por profissionais da saúde, a população não teve muitas alternativas. Por esse motivo, os responsáveis pelas secretarias de saúde, desenvolvimento social e cultura mobilizaram uma grande quantidade de servidores e voluntários para confecção de máscaras que atendam às recomendações técnicas.

As máscaras artesanais têm sido uma opção viável, desde que confeccionadas da maneira correta sendo em TNT (com três camadas) ou em algodão 100% (de no mínimo duas camadas).

Os voluntários e servidores estão reunidos em uma força tarefa, trabalhando separadamente, uns em casa e outros nos prédios públicos. A vantagem das máscaras artesanais é a possibilidade de reuso. Depois de higienizadas, podem ser utilizadas novamente, reduzindo o custo e contribuindo para sustentabilidade. A instrução normativa alerta que as máscaras são de uso pessoal não devendo ser compartilhadas mesmo depois de lavadas. Para a higienização das mesmas, basta lavar com água corrente e sabão e mergulhar em uma solução de duas colheres de sopa de água sanitária para um litro de água, por cerca de 20 minutos. Também é importante que o cuidado com a higienização frequente das mãos não seja deixada de lado.

A recomendação para que as máscaras cumpram efetivamente o seu papel é de que sejam trocadas a cada quatro horas, ou no momento em que ficarem úmidas. É desaconselhado deixar de cobrir o nariz; deslocar a máscara para o queixo ou pendura-la em apenas uma das orelhas de tempos em tempos. Só uso correto garante uma proteção adicional. A ideia é que ninguém fique desprotegido. Os servidores municipais já receberam suas máscaras como equipamento de proteção individual e os usuários dos serviços da Secretaria Municipal de Saúde estão recebendo também conforme as máscaras vão sendo produzidas.