/Porto União consegue liberação para pesca do lambari na época do defeso

Porto União consegue liberação para pesca do lambari na época do defeso

Durante essa semana foi realizada uma reunião com os representantes das pousadas que exploram a pesca do lambari na região de Santa Cruz e de São Pedro do Timbó. A notícia não poderia ser melhor.

As pousadas estavam enfrentando grandes dificuldades depois da proibição da pesca do lambari na época do defeso, entre primeiro de novembro e 21 de fevereiro de cada ano. A Instrução Normativa nº 25/2009 do IBAMA não levava em consideração as particularidades do rio Timbó. Santa Cruz e São Pedro do Timbó, além do município vizinho Irineópolis, desenvolveram todo um conjunto de atividades baseadas na pesca do lambari. O turismo local estava sendo seriamente prejudicado pela imposição que repercutia também na economia.

As tentativas de alterar a imposição já estavam sendo feitas pelos municípios, mas era uma empreitada muito difícil e burocrática, já que se tratava de uma instrução normativa a nível federal.

Entretanto, contando com a ajuda de nomes de peso na política como o prefeito conseguiu entregar diversos estudos que comprovam que o lambari no rio Timbó não precisa ser protegido na época do defeso, diretamente no Ministério da Agricultura, na Secretaria da Pesca.

Dessa forma, as pousadas estão liberadas, com algumas poucas restrições, para voltarem a receber seus hospedes pescadores. Uma conquista para as pousadas, para o município, para a economia.