/Justiça usa tecnologia para continuar trabalho durante a pandemia em União da Vitória

Justiça usa tecnologia para continuar trabalho durante a pandemia em União da Vitória

O Poder Judiciário continua trabalhando em tempos de prevenção ao Coronavírus (COVID-19). Além do trabalho em “home office” a Vara da Família e CEJUSC de União da Vitória estão utilizando sistemas e aplicativos de videoconferência para manter a qualidade e agilidade no atendimento do público que precisa dos serviços judiciários.

O Juiz de Direito Carlos Mattioli destaca que elaborou sistema de contato próximo com a equipe por meio de formulário eletrônico com preenchimento diário pela equipe, além de comunicação direta de produtividade semanal: “Além dos contatos por mensagem aperfeiçoamos o sistema de diálogo interno entre nossos colaboradores para poder manter a mesma agilidade e qualidade do trabalho que exercíamos pessoalmente no ambiente do Fórum”, informa o magistrado.

Em reuniões realizadas durante o mês de abril com todos os setores da vara judicial (gabinete, cartório da Família, Cartório do CEJUSC, Cartório da Infância e Juventude, equipe técnica do SAIJ, equipe técnica do CEJUSC, oficiais de justiça, postos avançados do interior, mediadores, agentes terceirizados da vigilância e limpeza), a tecnologia foi utilizada para permitir a proximidade, além de debater questões ligadas à pandemia, efeitos da quarentena e do isolamento social, gestão de pessoas e inteligência emocional. No total foram realizadas 13 reuniões virtuais.

No trabalho de gestão também foi promovida palestra eletrônica sobre comunicação em tempos de afastamento social, realizada pelo professor Adilson Machado, parceiro da justiça local, autor de livros sobre oratória e comunicação, profissional com mais de 30 anos de experiência no assunto.

Ainda no decorrer da quarentena o CEJUSC de União da Vitoria criou programa chamado RAC – Rede de Ajuda Cejusc/Coronavírus, que coloca à disposição da população dos Municípios atendidos pelo Fórum o acolhimento psicológico e primeiros socorros psicológicos, por meio de atendimento virtual.

O Juiz ainda participou nesta semana por convite do Professor Carlos Polsin de reunião em sistema de videoconferência com os diretores dos colégios estaduais vinculados ao Núcleo Regional de Educação, quando abordou os efeitos da quarentena e do isolamento social nos profissionais da educação, e a necessidade de atenção com o autocuidado no período de pandemia.

No mês de maio voltarão a ocorrer as audiências judiciais urgentes junto ao CEJUSC e Vara da Família, também com uso de tecnologia, de forma não presencial. Todos os envolvidos, que não devem vir ao Fórum, são intimados diretamente por meio de aplicativos como Whatsapp, com antecedência. Mais adiante toda a pauta de audiências seguirá as recomendações de saúde e, se for o caso, também serão realizadas por videoconferência.

Os prédios da Justiça permanecem fechados até o dia 15 de maio por determinação do Conselho Nacional de Justiça.

Texto: Gabinete judicial da Vara da Família.