/AMSULPAR terá UTI móvel para atendimento e transporte de pacientes com coronavírus

AMSULPAR terá UTI móvel para atendimento e transporte de pacientes com coronavírus

A partir da próxima segunda-feira (1°), a região da AMSULPAR terá à disposição uma UTI móvel para atendimento e transporte de pacientes diagnosticados com o coronavírus. Segundo o deputado Hussein Bakri (PSD), a medida é fruto de um contrato entre a Secretaria de Estado da Saúde e a empresa Ecco Salva para as regiões do Paraná que não contam com SAMU Regional. Pelos próximos 4 meses, a UTI móvel ficará sediada em União da Vitória, com equipe de médico, técnico de enfermagem e socorrista.

“Temos trabalhado em parceria com o secretário Beto Preto para garantir que o Sul do Paraná esteja devidamente estruturado para fazer frente à Covid-19. E essa UTI móvel é mais uma medida dentro da estratégia de atendimento hospitalar regionalizado, que permita atender com agilidade e qualidade os pacientes do novo coronavírus em todas as regiões do Estado”, afirmou Hussein Bakri, que é Líder do Governo Ratinho Junior (PSD) na Assembleia Legislativa.

Segundo o médico Ricardo Krzyzanowski, diretor da 6ª Regional de Saúde, a UTI móvel também poderá atender outras emergências em caso de necessidade. Ele explicou que a contratação temporária é importante na medida em que a implantação do SAMU Regional, cujos detalhes vinham sendo finalizados em fevereiro, teve de ser paralisada em virtude da pandemia do coronavírus.

Além da UTI móvel, a região da AMSULPAR irá receber nos próximos dias 8 respiradores importados da Suécia e, desde o início de abril, conta com 18 novos leitos hospitalares (6 de UTI e 12 de enfermaria) exclusivos para o tratamento da Covid-19, sendo 6 na APMI e 12 no São Camilo.

E, conforme o avanço do coronavírus, o Sul do estado poderá ganhar mais 12 leitos de UTI, que são sempre acompanhados do dobro de leitos do tipo enfermaria. Todas essas medidas beneficiam 176 mil pessoas distribuídas nos 9 municípios da 6ª Regional de Saúde: Antônio Olinto, Bituruna, Cruz Machado, General Carneiro, Paula Freitas, Paulo Frontin, Porto Vitória, São Mateus do Sul e União da Vitória.