/Paciente de Mallet recuperado do Coronavírus morre em hospital de União da Vitória

Paciente de Mallet recuperado do Coronavírus morre em hospital de União da Vitória

Sérgio Ferreira de Lima Quintão, de 60 anos de idade, morreu na madrugada desse domingo, dia 14 de junho, no hospital Regional da cidade de União da Vitória. Quintão foi o primeiro caso de Coronavírus confirmado na cidade de Mallet e já era considerado como um caso recuperado.

A morte do morador de Mallet entrou para as estatísticas do Estado em relação aos óbitos decorrentes de Coronavírus. No entanto, a divulgação do boletim considerando o óbito por Covid-19, pode ter sido uma ação precipitada das equipes de saúde, uma vez que, o atestado de óbito da vítima indica morte por Síndrome de Angústia Respiratória do Adulto (um quadro de lesão pulmonar aguda, associada a um edema pulmonar, agudo, não hidrostático e hipoxemia severa).

O paciente tinha ficado internado no hospital Regional, quando foi testado para Covid-19. Depois dos cuidados médicos, ele saiu do hospital com o exame comprovando que estava recuperado. O paciente chegou a conceder uma entrevista ao portal RDX falando sobre o seu estado de saúde, mas depois de alguns dias voltou a ficar doente e precisou ser novamente internado no hospital de União da Vitória, onde acabou falecendo.

Além do atestado de óbito que apresenta a causa morte indicando que ele não morreu por Coronavírus como divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado, Sérgio Quintão foi velado na casa de familiares na Colônia Passinhos, em Mallet e seu corpo foi sepultado na cidade de São Mateus do Sul, ou seja, procedimentos totalmente contrários aos adotados em casos de morte pelo vírus.

A morte do morador de Mallet também causou confusão nas equipes de saúde. Em um áudio divulgado no aplicativo Whatsapp, (gravado pela Secretária de Saúde de Mallet, Lorena Aparecida Soares para o repórter Juliano Luz) ela enfatiza que houve um desencontro das informações, que foram repassadas de forma precipitada para o Estado. Ela deixa claro que esta morte provavelmente será retirada das estatísticas de óbito pelo Covid-19.

Ouça o áudio: