/Possível tornado em Bituruna na semana passada carece de análise para confirmação

Possível tornado em Bituruna na semana passada carece de análise para confirmação

As chuvas intensas da semana passada deixaram estragos em vários pontos da região. Uma das cidades mais atingidas foi Bituruna, que na quinta-feira, dia 11, registrou fortes ventanias que derrubaram árvores e arrancaram parte da rede de energia elétrica.

O estrago foi tanto que muitos chegaram a considerar a ventania como a passagem de um tornado. A Defesa Civil do Estado do Paraná chegou a receber aberturas de protocolos de possíveis tornados na região, no entanto, não afirmou que se tratava do fenômeno.

Foto enviada ao Whatsapp do Canal 4 TV

O comandante da Defesa Civil, Capitão Anderson Gomes das Neves, informou para o Portal RBJ, que para afirmar o fenômeno é necessário uma confirmação sobre o assunto. Além de Bituruna, Palmas, Vitorino, Mangueirinha e Pato Branco também tiveram aberturas de procolos de possíveis tornados durante esse mês de junho.

Segundo o Portal RBJ, o SIMEPAR – Sistema Meteorológico do Paraná – está analisando o ocorrido através dos registros de seus radares de monitoramento hidrometeorológico utilizado para previsão de chuvas, vento e detecção de granizo, tempestades e vendavais, sendo que depois de coletar os dados via satélite poderá ter um parecer científico dos acontecimentos.