/Novo ciclone deve atingir Santa Catarina nesta terça-feira

Novo ciclone deve atingir Santa Catarina nesta terça-feira

Nesta terça-feira (7), um novo ciclone deve atingir o Estado de Santa Catarina. Segundo a Epagri/Ciram, um sistema de baixa pressão se desloca sobre o Rio Grande do Sul, a partir do Oeste de Santa Catarina e em direção ao mar. As condições se intensificam na costa, como um ciclone extratropical.

Foto: Augusto Ittner/Santa – Fonte: Caçador Online

sistema deve provocar chuva especialmente nas regiões do Oeste ao Sul, próximas à divisa com o Rio Grande do Sul. As rajadas de vento devem variar de 60 a 80 km/h.

Na noite de terça e durante a quarta-feira (8), o ciclone favorece ventos mais intensos no Litoral catarinense, com aumento na agitação do mar.

A Epagri/Ciram destaca que, apesar da previsão de ventos mais intensos, este evento não deve apresentar a mesma magnitude do ciclone bomba, que atingiu o Estado na semana passada.

“Ciclones extratropicais são sistemas frequentes na costa sul do Brasil, causando alagamentos e ressacas, especialmente nos meses entre abril e setembro. Em média, nessa época do ano, dois a três ciclones em cada mês se formam no litoral do Uruguai e Sul do Brasil, influenciando as condições de tempo no Litoral de Santa Catarina”, explica o órgão.